Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014

FINAL FELIZ

A narrativa é pertinente à cena levada ao ar pela TV Globo, no dia 18 de janeiro de 2014, e seguintes, na novela Amor à Vida focalizando o casal de personagens Linda e o namorado e, para melhor compreensão, relembramos, em dois parágrafos, as cenas anteriores, comentadas na crônica O BEIJO DA BELA - Blog Fernando Pinheiro - 30 de dezembro de 2013:
Na novela Amor à vida, levada ao ar pela TV Globo, há uma cena em que Rafael (Rainer Cadete), advogado do Hospital San Magno, e Linda (Bruna Linzmeyer), portadora do síndrome de asperger, um tipo de Autismo mais brando, são fotografados, pela irmã Leila (Fernanda Machado), se beijando em praça pública, a iniciativa é da moça que recebeu estímulo da irmã.
O personagem Rafael, que passa ao público o devotamento à pessoa amada que não mede esforços para a conquista se afirmar a cada vez mais, nesta cena entra em maus lençóis, quando é denunciado por Neide (Sandra Corveloni), mãe da Linda, com a acusação de que ele seduziu uma incapaz. Houve apenas um beijo, um beijo puro na opinião do rapaz.
Ao sair da prisão Rafael foi em direção da casa da Linda mas é impedido de entrar pelo irmão de dela, Daniel, vivido no papel do ator Rodrigo Andrade, não o deixa entrar e desfere-lhe um soco e Rafael cai, levanta-se e disse que não irá desistir de se encontrar com a Linda, em seguida segue outro rumo.
Em casa a Linda tem o pressentimento de que Daniel está por perto e manifesta desejo de o encontrar mas é dissuadida por sua mãe Neide (Sandra Corveloni) que lhe disse não haver ninguém a mais na casa.
No post de minha amiga Cleide Andrade Fernandes compartilhou a foto de Cassia Oliveira com Vishal Agrawal e outros 70 pessoas, há 17 horas “Boa tarde... Fica combinado assim: eu te ensino o meu mundo e você me mostra o seu”, há o retrato do casal de braços abertos, tocando-se nas mãos, fizemos o seguinte comentário:
Alguém assistiu à cena de hoje em que aparece a Linda? O drama vivido hoje pelo namorado me interessou porque é um conflito em obedecer à lei (crime por sedução de incapaz) ou obedecer ao coração, entrando em choque com os familiares da moça e estar em conexão com a personagem Linda que precisa desse amor para viver. Alguém tem alguma ideia a respeito do que a TV Globo levou ao ar neste sábado na novela Amor à Vida? O que você acha? Recebemos o curtir de Fernanda Franco e Lázara Rabelo.
A nossa opinião é que devemos viver a nossa vida e não viver a vida que os outros pensam que devemos viver. Quem sabe de nós somos nós e não os outros que buscam o domínio sobre nós, no caso o conflito da família com o amor dos namorados, considerado ilícito.
Não temos a opinião recente do psiquiatra que cuida do caso da Linda a respeito do namoro inocente e perseguido entre Linda e Rafael, mas nos referimos anteriormente:
Na crônica SÍNDROMES – 27 de junho de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor, abordamos o tema dessa personagem, iniciada da seguinte forma: “Toda pessoa precisa de independência, mesmo sendo autista", disse o psiquiatra Renan, papel do ator Álamo Facó, referindo-se à asperger Linda, personagem interpretada pela atriz Bruna Linzmeyer na novela Amor à Vida da TV Globo.
Temos abordado em nossas crônicas a respeito da importância dos casais serem independentes em todos os sentidos. O que predomina nesta questão é a abordagem que a personagem Linda não tem, na opinião da mãe e do irmão, o direito de escolha, característica que a levaria ser livre. Os familiares, mãe e irmão de Linda, não prestaram atenção do que falou o psiquiatra Renan, repetindo: “toda pessoa precisa de independência, mesmo sendo autista.”
No lance anterior da novela, o namorado Rafael, quando estava na casa deles, disse que a Linda nunca tinha visto os pais se beijarem e logo a mãe de Linda retrucou: “não nos beijamos para não dar mau exemplo.” O beijo é um sinal que um casal de namorados estão juntos, esta é a nossa opinião.
É simples a resposta neste questionamento: nada impede que o nosso coração deixe de amar, pois amando, mesmo de longe, a energia dos nossos pensamentos ganha espaços e vai onde está a pessoa amada, independente de estarmos presentes fisicamente.
Nos capítulos seguintes, Rafael, o namorada da Linda, fala com os pais dela e a pede em casamento. Como advogado, ele sabe que ela não pode casar porque é intelectualmente incapaz e é combinado entre eles que haverá o casamento apenas no religioso e ele recebe o convite para morar na casa dos pais de Linda, após a cerimônia religiosa.
A solução favorável à união do casal foi encontrada porque houve a participação da família que reconheceu os cuidados necessários de Rafael pela filha Linda e a habilidade dele em expor tudo isto bem claro que conduziu a todos a um final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário