Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

IMPÉRIO DA TIJUCA - 2014

Anunciando que o chão vai tremer, na batida do pé, na batida na madeira, coisa de pele, o maior argumento da união de corpos de casais, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca, campeã da Série A do Carnaval de 2013, apresenta nos idos de 2014 o samba-enredo Batuk, “sinfonia imperial” conquistando os salões de festa e a própria Avenida na batucada que se espalha nesse chão.
O coração batendo mais forte, sentindo a vibração das savanas e das florestas tropicais da África, onde a natureza está presente, há um batuque de tambores que faz reunir toda a gente da aldeia de lá e de cá, na mesma aldeia global, numa festa, a quizomba.
A Lua, clareando a aldeia, envolve sem laços prendedores a todos nós, em doces afagos que nos estimula a pensar em cada cultura que entoa rituais, no Ocidente e no Oriente, em cura de mazelas pela devoção em momento de mágica beleza. Na quizomba africana na festa dos orixás “firma o ponto na gira não deixa cair.”
Este é o momento certo, o Kairós da mitologia grega, em que o tempo é encarado não mais na preocupação da contagem do tempo, em que se estabelece os horários e os compromissos individuais e sociais. A cronologia dentro do tempo de Kronos continuará, na dimensão dissociada planetária que está indo embora do planeta, e na abordagem de Kairós há o suscitar de um tempo numa dimensão quintessenciada, onde a beleza é eterna.
Todos estão percebendo que há uma mudança de paradigma no comportamento humano que abrange todas as culturas dentro do dualismo humano que se dilui com a chegada daquilo que os orientais chamam de samadhi e, em nossa cultura ocidental, a beatitude ou santidade ou, ainda, santificação. O papa Pio XII, o papa da diplomacia, foi o pioneiro na mídia mundial a falar sobre a sacralização do planeta.
É o momento oportuno de vivenciar a nova maneira de aproximação com as pessoas, não mais criticando-as, nem censurando-as para que não haja julgamento e, em consequência, a separação. Com o advento das energias do amor as densas camadas de pensamentos que envolvem multidões de pessoas, pelo princípio de atração, em conluios de disputa e de separatividade, promovendo distúrbios emocionais, estão indo embora de nosso planeta.
Com a chegada do ano novo, aqui no Brasil, com intenso calor, em pleno verão, há uma movimentação intensa de pessoas em direção das praias, piscinas, parques como sinal de que devemos buscar novas opções que nos dê satisfação de viver. Os ensaios de escola de samba nesta época são intensos e ao alcance de grande público, inclusive turistas.
O caminhar através da dualidade humana (certo/errado, bem/mal, bonito/feio e outras expressões correlatas), é sempre penoso e exaustivo, fazendo muitos cair pelo caminho. Somente a vivência nos 4 pilares: simplicidade, humildade, transparência e alegria é que poderá ascender a uma dimensão existencial onde a dor e o sofrimento não existem mais.
A alegria da Escola de Samba Império da Tijuca, celeiro de bambas, enaltecendo também a capoeira, como arte no processo da integração social, desperta essa dimensão existencial e que podemos observar na letra: “na ginga do corpo, na batida do pé, axé, axé!, eleva a alma, o canto e a dança, unindo as raças na fé e na esperança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário