Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

S.PAULO GALANTE (XXXIV)


Com relação ao Estado de São Paulo, o Banco do Brasil criou, em 9/11/2009, a Diretoria de Distribuição São Paulo – DISAP, instalada na Avenida Paulista.

Os antecedentes históricos do funcionamento do Banco do Brasil em São Paulo, segundo Fernando Monteiro, vem desde 24/7/1819, quando Thomaz Antônio Villanova Portugal, ministro e presidente do Tribunal do Erário, em ofício a João Carlos Augusto d´Oyenhausen, capitão–mor governador da Capitania de São Paulo, comunica a criação da Caixa–Filial do Banco do Brasil [Documento original custodiado pelo Departamento de Arquivo do Estado de São Paulo].

Ainda segundo Fernando Monteiro, a Caixa–Filial São Paulo, que funcionou nos períodos 1819/1829 e 1853/1891, foi instalada e reinstalada pelo Barão de Iguape (Antonio da Silva Prado), que a dirigiu por duas vezes, foi ainda dirigida pelo desembargador Thomaz Antônio Villanova Portugal, Fidêncio Nepomuceno Prates, coronel Antônio Proost Rodovalho, desembargador Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho. Desativada a Caixa–Filial, nos idos de 1891, o Banco do Brasil, em 1917, inaugura a Agência São Paulo na presença do gerente Adeodato de Andrade Botelho (período de gestão: 1917/1928).

Em 9/11/2009, de passagem pela Unicamp, Campinas–SP, onde foi professor, Luís Carlos Guedes Pinto, vice–presidente de Agronegócios, proferiu conferência ao ensejo da realização do 8° Simpósio Latino–Americano de Ciência de Alimentos (Slaca).

Em dezembro/2009, o Banco do Brasil possuía 31 superintendências e 92 superintendências regionais, configuradas no Pilar Varejo – Brasil [TOLEDO, 2009].       
   
A seguir, os principais executivos no Pilar Varejo – São Paulo e as respectivas Unidades:

Dan Conrado – Diretoria de Distribuição São Paulo – DISAP

Paulo Roberto Lopes Ricci – Superintendência I – São Paulo

Oton Cabral Gonçalves – Superintendência II – Ribeirão Preto

Evaldo Estevão Fabiano Borges – Superintendência Governo – São Paulo

Sandro José Franco – Superintendência IV – Campinas

Antônio Maurício Maurano – Superintendência V – Bauru [TOLEDO, 2009].

Vale assinalar, em outras áreas da Empresa, ainda em dezembro/2009, no Estado de São Paulo, a presença dos superintendentes:

Valmir Pedro Rossi – Superintendência Comercial Corporate

Fernando Florêncio Campos – Superintendência Comercial I (TOLEDO, 2009).   
      
Em fevereiro/2010, com a vacância na Unidade de Suporte Operacional, o superintendente Sandro José Franco foi deslocado de Campinas–SP para assumir a titularidade dessa  Unidade em Brasília –DF.

Como vimos, no decorrer da presente obra, narrando a atuação de superintendentes, é oportuno mencionar que, anteriormente em fevereiro/2008, Sandro José Franco, superintendente de varejo, assinou, com o prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini, convênios entre a Prefeitura e o Banco do Brasil, com o objetivo de amparar diversas ações sociais inerentes ao desenvolvimento regional.

Iconografia no site eletrônico da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto: À esquerda, em pé, o superintendente Sandro José Franco, acompanhado do prefeito Gasparini, assina convênios. Crédito de imagem: Carlos Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário