Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2016

O APRENDIZADO NO TRABALHO


Parece monótona a vida de pessoas que precisam repetir experiências já conhecidas nos dias que se sucedem.
Enquanto houver a dúvida na apreciação de suas atitudes, é necessário que a repetição se faça presente, num espaço de tempo proporcional ao aprendizado.
Quando há um intervalo entre uma tarefa e outra, novas disposições são acionadas no íntimo de cada uma para que não exista um espaço vazio, uma aparente ociosidade.
O descanso do trabalho predispõe as pessoas a refazerem suas energias, engendrando planos de execução, quando as oportunidades surgirem.
O homem não é máquina automática, nos serviços que lhe são atribuídos, mesmo que haja uma função meramente mecânica.
A capacidade que ele tem de pensar nunca é substituída pela repetição de movimentos que até os animais inferiores os fazem em reflexos condicionados. 
Mesmo em repouso, dormindo, sua mente emite pensamentos que movimentam o mundo íntimo em que está mergulhado. Suas emoções mais acentuadas, que se convertem em anseios e sonhos, nascem nesses instantes aparentemente parados.
Quando o homem está em movimentação nas ruas, no trabalho diário, sua mente, absorta pelos cuidados da vida material, não consegue revelar a sua parte desconhecida, onde pode realmente saber o que lhe interessa.
Existem pessoas que levam a vida inteira fazendo determinado tipo de trabalho material, apenas para ter uma qualidade que interiormente tinham dificuldades em assimilar pelo ensino teórico.
Vemos no mundo pessoas se engrandecendo, nas tarefas aparentemente pequeninas, tendo paciência em servir aos usuários que estão apressados.
É o atendimento aos clientes em lojas, a lavagem de roupas, carros e casas, o serviço dos restaurantes, a limpeza das ruas e dos jardins, o policiamento dos bairros, entre tantos outros que engrandecem o ser humano.
Caminhando à margem do canal das Tachas, onde se vê jagaré em solonento estado de repouso, crianças brincando ao redor, na comunidade do Terreirão, no bairro Recreio dos Bandeirantes, vi um pequeno espaço, coberto de lona, ostentando os dizeres escritos em papelão: lava-a-jato.
Há uma troca de impressões entre os servidores e os usuários dos serviços públicos que se associam pela necessidade de dar e receber o serviço de grande utilidade.
Muitas vezes, os servidores só os veem por alguns instantes, em determinado dia, servindo a outros clientes que passam por caminhos ignorados, deixando neles a impressão humilde do seu viver para que isto lhes toque seus corações.
Na prestação de serviços, o homem tem, antes de tudo, a oportunidade de lidar com os grupos sociais em que está vinculado a fim de que receba a influência necessária à sua evolução espiritual.
Em segundo plano, a finalidade do trabalho é obter recursos à sobrevivência do homem e seus dependentes econômicos, promovendo-o aos direitos que lhe são atribuídos.
Em todas as classes trabalhistas, sempre o operário anônimo  levou a sua mensagem de simplicidade àqueles que ainda não conseguiram compreender como é importante ser igual ao mais humilde de seus irmãos.
O exercício das tarefas e profissões é despertar a criatura humana para suas reais necessidades que precisam ser entendidas não apenas na teoria, mas nas atividades que lhe são próprias.
Há beleza nos gestos daqueles que passam servindo aos seus semelhantes, não importando a classificação de categorias em que se encontram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário