Escrito para canto e orquestra, nos idos de
1950, na cidade do Rio de Janeiro, o Samba Clássico, de Villa–Lobos, tem os seguintes
movimentos: poco animato, allargando, più
mosso, crescendo sempre, allargando.
Com um bis no primeiro e no terceiro
parágrafos, a letra da música é de autoria de Carlos Paula Barros (1894/1955), poeta,
biógrafo, teatrólogo, membro da Academia Paraense de Letras, que diz:
“Nossa
vida vive, nossa alma vibra, nosso amor palpita na canção do samba. É a saudade intensa de uma
vida inteira,
é a lembrança imensa que jamais
esquece...”
Com
a presença de turista estrangeiro que prestigia o carnaval nas principais
capitais brasileiras, e a de jornalistas e repórteres nacionais e estrangeiros
que o divulgam, o samba ficou sendo conhecido no exterior. Expressão musical
derivada de ritmos africanos, como o lundu, é uma referência da cultura
nacional e teve manifestação inicial nas classes pobres da sociedade, e afirmou-se como gênero
musical urbano, a partir do início
do século XX. Com a chegada da era do rádio, nos idos de
1922, atingiu a
classe média do Rio de Janeiro.
Ao
longo de sua história, surgiram no samba variações que
alteraram a estrutura do
compasso binário e o ritmo
sincopado. Daí, nasceram o samba–enredo, o samba–choro, o partido alto
(conhecido depois como pagode, oriundo do
samba-de-roda), o samba–canção e a bossa nova. E, a partir de 1990, o funk e o reggae, com
influência musical da Jamaica, terra do famoso cantor Harry Belafonte,
incorporaram-se à música brasileira.
A
bossa–nova foi introduzida e apreciada nos Estados Unidos, graças à
mistura da batida do jazz, o
tipo jazz soul, mais romântico, mais leve e
um pouco dançante. Eis o segredo do
sucesso de Tom Jobim (nome do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, antigo
Aeroporto do Galeão) e a sua linda Garota de
Ipanema (letra de Vinícius de Moraes)
que encantou o mundo e fez surgir toda uma geração de compositores de uma época que passou.
Igualmente
no ritmo de bossa nova, a música Almost in Love
(Moonlight in Rio), composta por Luiz Bonfá, teve a interpretação magistral de
Elvis Presley, disponibilizado na Internet – Youtube.
De
um modo geral, as composições musicais, expressando os versos de poetas e
trovadores, derramam sentimentos que
vibram em nossa alma, palpitando o amor no coração e revelando uma vida inteira debruçada
sobre saudades e lembranças jamais esquecidas.
A
letra do Samba Clássico finaliza numa mensagem dos que aqui habitam felizes não elegendo raça nem preferindo
crença. A preferência do brasileiro por time de futebol é bastante notória, hoje em
dia, até mesmo como forma de comunicação. O Botafogo é o melhor time.
A
corrente de multidão de pessoas, que vibra pela conquista dos campeonatos mundiais nos esportes, que o Brasil vem alcançando desde 1958,
quando se iniciou a era Pelé, nome dado ao mais importante atleta do século XX,
tem o mesmo ímpeto que faz vibrar
o final da canção de Villa–Lobos,
escrita 8 anos antes: “Minha gente! Minha terra! Meus País! Minha
Pátria! Para a frente, a subir! A subir!”
Sem
ter a mesma divulgação popular, o Brasil vem alcançando primazia internacional na área cultural com
a apresentação de excelentes
pianistas e regentes que se
consagraram nas mais importantes orquestras, em récitas nas salas de concerto e nos
grandes teatros da Europa e dos
Estados Unidos.
Blog
Fernando Pinheiro, escritor
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