Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SAMBA CLÁSSICO


          Escrito para canto e orquestra, nos idos de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, o Samba Clássico, de Villa–Lobos, tem os seguintes movimentos: poco animato, allargando, più  mosso, crescendo sempre, allargando.

          Com um bis no primeiro e no terceiro parágrafos, a  letra da música é de autoria de Carlos Paula Barros (1894/1955), poeta, biógrafo, teatrólogo, membro da Academia Paraense de  Letras, que diz:
         “Nossa vida vive, nossa alma vibra, nosso amor palpita na  canção  do samba. É a saudade intensa de uma vida inteira, é a  lembrança imensa que jamais esquece...”

         Com a presença de turista estrangeiro que prestigia o carnaval nas principais capitais brasileiras, e a de jornalistas e repórteres nacionais e estrangeiros que o divulgam, o samba ficou sendo conhecido no exterior. Expressão musical derivada de ritmos africanos, como o lundu, é uma referência da cultura nacional e teve manifestação inicial nas classes pobres da  sociedade, e afirmou-se como gênero musical urbano, a partir  do início do século XX. Com a chegada da era do rádio, nos  idos de  1922,  atingiu  a  classe  média  do  Rio  de  Janeiro.

         Ao longo de sua história, surgiram no samba variações  que  alteraram  a  estrutura  do  compasso  binário  e o  ritmo  sincopado. Daí, nasceram o samba–enredo, o samba–choro, o partido alto (conhecido depois como pagode, oriundo do  samba-de-roda), o samba–canção e a bossa nova. E, a partir   de 1990, o funk e o reggae, com influência musical da Jamaica, terra do famoso cantor Harry Belafonte, incorporaram-se à  música  brasileira.

         A bossa–nova foi introduzida e apreciada nos Estados  Unidos,  graças  à  mistura  da  batida  do  jazz,  o  tipo  jazz soul, mais romântico, mais leve e um pouco dançante. Eis o segredo do sucesso de Tom Jobim (nome do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, antigo Aeroporto do Galeão) e a sua linda Garota de Ipanema (letra de Vinícius de Moraes)  que encantou o mundo e fez surgir toda uma geração de  compositores  de  uma  época  que  passou.

         Igualmente no ritmo de bossa nova, a música Almost  in Love (Moonlight in Rio), composta por Luiz Bonfá, teve a interpretação magistral de Elvis Presley, disponibilizado na Internet – Youtube.

         De um modo geral, as composições musicais, expressando os versos de poetas e trovadores, derramam sentimentos que  vibram em nossa alma, palpitando o amor no coração e  revelando uma vida inteira debruçada sobre saudades e  lembranças  jamais  esquecidas.

         A letra do Samba Clássico finaliza numa mensagem dos  que aqui habitam felizes não elegendo raça nem preferindo crença. A preferência do brasileiro por time de futebol é    bastante notória, hoje em dia, até mesmo como forma de comunicação. O Botafogo é o melhor time.

         A corrente de multidão de pessoas, que vibra pela  conquista dos campeonatos mundiais nos esportes, que o  Brasil vem alcançando desde 1958, quando se iniciou a era Pelé, nome dado ao mais importante atleta do século XX, tem o  mesmo ímpeto que faz vibrar o final da canção de Villa–Lobos,  escrita 8 anos antes: “Minha gente! Minha terra! Meus País! Minha Pátria! Para a frente, a subir! A subir!”

         Sem ter a mesma divulgação popular, o Brasil vem  alcançando primazia internacional na área cultural com a  apresentação de excelentes pianistas e regentes que se  consagraram nas mais importantes orquestras, em récitas    nas salas de concerto e nos grandes teatros da Europa e dos  Estados Unidos.

Blog  Fernando Pinheiro, escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário