Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANEIS DE FOGO


Estudo e diploma, namoro e casamento, trabalho e emprego, envolvem responsabilidades - aneis de fogo.
Mais do que o brilho das aparências, há uma cumplicidade mágica que une o protagonista ao papel que exerce na escola, no lar e no trabalho.
Todos caminham nesse roteiro, de forma convencional ou não. Todos aprendem na vida, com ou sem livros; todos namoram e casam, com ou sem formalidades; todos trabalham, com ou sem vínculo patronal. Assim, nesses estágios diferentes de viver, cria-se a escola, cria-se o lar, cria-se o local de trabalho.
A observação de valores íntimos desperta a inteligência a voos de reconhecimento de lugares que ocupamos na sociedade. Sem a vontade de caminhar, ninguém caminha. Portanto, é necessário crescer, sem preocupação de lutar, mas deixar-se ser levado pela energia do nosso trabalho.
A atração dos pares é manifestação que se observa desde os movimentos dos elementos do átomo, nos tecidos dos corpos vivos, expandindo-se às famílias das espécies, em denominações variadas como grupos minerais, vegetais, animais e, no círculo humano, as raças e nações se agrupam nos três mundos do planeta de consciência trina, a Terra, e, ainda, nos sistemas planetários, prosseguindo, em ritmo crescente, nas galáxias e nebulosas.
As famílias das espécies pertencem à unidade da vida universal. Os graus evolutivos dos seres vivos são marcados por experiências de vidas que se ligam umas às outras.
Os reinos da Criação são ligações permanentes que espelham a variedade incontável de aromas, sons, luzes e cores. No reino humano, a busca de recursos de sobrevivência e as necessidades orgânicas e emocionais, levam-nos ao contato com outras pessoas muito importantes às experiências da vida que escolhemos.
Em tudo há um vínculo de responsabilidade. Cada pessoa vai entendendo, ao seu modo, que viver é ser responsável por si. Mesmo que esteja sozinha, há deveres que não pode desprezar como, por exemplo, fazer higiene, alimentar-se, dormir, etc.
Com relação ao agrupamento social a que está ligada, há ditames comuns que beneficiam a todos, regulados por disciplina para que haja um clima adequado ao ambiente onde vivem. E aqueles que exercem a direção dos trabalhos possuem em suas mãos esses aneis de fogo que resplandecem com maior brilho. Assim como ninguém pode deter a luz, a claridade do ambiente envolve a todos.
No lar e no trabalho, temos oportunidades valiosas de mostrar versatilidade, criação e bom senso, ao mesmo tempo em que somos gratificados pela presença daqueles que nos ouvem e assistem, alentando-nos os sonhos, num embalo dos dias que se sucedem, uns após outros, até a concretização de nossos projetos.

Blog  Fernando Pinheiro, escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário