Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DESPERTAR DA EFLORESCÊNCIA


O esclarecimento é foco de luz na escuridão. Todos passam pela incompreensão de atitudes alheias. Nem todos têm a oportunidade de avaliar os fatos que surgem unindo-os entre si.
É tão simples a justificativa de postura. Além de revelarmos aquilo que estamos vivendo, damos a oportunidade de alguém nos conhecer, partindo de nossas autênticas reafirmações.
A transparência da autenticidade é fundamental. Num mundo de defesa de valores perecíveis, era necessário ter muita argúcia e habilidade para não deixar a observação alheia nos atingir em nosso ponto fraco.
Mas estamos vivendo em um novo tempo de descobertas íntimas, onde os valores subsistem à toda prova. Quem já atingiu esse estágio, não tem mais medo de se revelar ao público.
A ligação permanente de sua consciência humana, mesmo falível, com a supraconsciência que rege o ritmo do destino de todos os seres do Cosmos dá uma força inexaurível a todas as carências.
Tudo está ligado a esse ritmo que vibra no tempo e espaço, criando circunstâncias peculiares a cada um, numa autêntica demonstração de sabedoria e justiça. Mesmo que algo pareça deslocado do lugar onde desejaríamos, há implicações que nos fogem à compreensão.
A inversão de valores íntimos é inadequada. Quem tem o dom de falar não pode recusar a presença do público, a pretexto de ter experiência de profissões que desconhece. Nenhum profissional pode ocupar um lugar onde não tenha condições de sair-se bem.
Tudo está ligado intrinsecamente. Os aromas suaves vêm das flores, as forças hidráulicas das cachoeiras represadas, a poesia dos príncipes dos cânticos, as notícias públicas dos repórteres e todo o deslizar dos movimentos que nossos sentidos observam.
É tão bonito vivermos o que somos. A energia de nossos atos tem uma característica, em decorrência daquilo que fazemos. O artista age revelando a arte. Se há incompreensão alheia sobre atitudes assumidas por nós, devemos esclarecer que estamos mais ligados ao desempenho de nossas atividades do que ao desejo de sermos diferentes.
O homem tem o direito de sonhar, fazer planos, mesmo aqueles considerados aparentemente audaciosos, sempre dentro do caminho que buscou num momento de ligação com as forças superiores da natureza.
É nesta combinação - vontade circunstância - que o destino surge. Ninguém pode deter o ritmo, o tempo, os fatos que estabelecem situações. Há uma força - despertar da eflorescência - que vem das raízes, alimentando as flores que desabrocham.
Num mundo em que há uma preocupante comparação de atitudes pessoais que desperta o preconceito social, é necessário esclarecer que não estamos ocupando lugar de ninguém, mas seguindo o nosso com naturalidade que nos caracteriza.

Blog  Fernando Pinheiro, escritor
Site  www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário