Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

EGRÉGORA

Passou despercebido para Afrânio, papel do ator Rodrigo Santoro, a novena de Leonor, vivida pela atriz Marina Nery, que a Rede Globo de Televisão levou ao ar, no dia 21 de março de 2016, cena da novela Velho Chico, revelando a primeira fase, na década de 60, em que traz certo saudosismo. Antes ele perguntou: “o que você está fazendo?” Ela respondeu: “rezando novena.” O cenário era um pequeno oratório no quarto do casal. Ele a viu pelas costas que lhe fez despertar desejos e a agarrou desmanchando a novena. No entanto, ela estava unida a ele pela ressonância mórfica.
Na época em que o Brasil era brejeiro, bucólico e importador, a maioria das pessoas não possuía relógios; no campo e na lavoura o trabalho era suspenso a fim de que se pudesse  ouvir o sino das igrejas tangido às 18:00h.
Até as décadas de 50/60 (século XX), o Brasil era brejeiro, bucólico e importador. Na década seguinte, o Brasil passa a ser intelectual (expansão dos cursos de Mestrado), esportivo (supremacia no futebol), cosmopolita (fluxo maciço de estrangeiros) e exportador (exportação de bens e serviços, com o apoio do Banco do Brasil). [HISTÓRIA DO BANCO DO BRASIL (1906 a 2011), de Fernando Pinheiro].
O crepúsculo do sol era a referência da paralisação do trabalho, à tardinha estavam de volta aos lares, sentavam-se à mesa de refeição ou na sala-de-estar para a hora da Ave-Maria ou a hora do Ângelus, em que a família inteira rezava o terço e as orações em súplica aos anjos da guarda. [AVE MARIA – 9/10/2013 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
A ressonância mórfica, divulgada no nascedouro pelo Dr. Rupert Sheldrake: “o padrão de como agimos e do que somos seres humanos”, é ainda apreciada como hipótese pela ciência. Essa hipótese, assim como a constelação familiar, está no emaranhamento quântico em que tudo se interliga.
Consta-se de extensa bibliografia que há mais de 30 anos os cientistas estavam estudando o comportamento dos animais nas ilhas do Oceano Pacífico e nesse estudo foi observado que uma macaca limpava a batata doce antes de comer. Quando um determinado número de macacos começou a repetir o gesto da macaca, todos os macacos das ilhas vizinhas, sem se conhecerem, começaram a lavar a batata doce.
Os animais, inclusive o homem, estão subordinados a comportamento repetitivo, aprende-se com maior facilidade uma língua estrangeira, repetindo frases que estão sendo estudadas, e se um gatinho olhar outro gatinho comer numa vasilha, o segundo gatinho vai repetir o gesto do primeiro.
O inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung, abrigando uma teoria psicológica, já demonstrava que existe um campo em comum onde tudo se aglutina, esse tudo daquela época estava ligado à psique, hoje apreciada numa visão biológica de campos mórficos de Sheldrake.
A ressonância mórfica é revelada no comportamento das torcidas de jogos e nos eventos de show onde o palco comanda as emoções dos espectadores, sem falar no modismo das pessoas que usam piercing e tatuagem, o uso igual das roupas femininas quando a saia sobe acima do joelho.
O efeito Maharishi, nome atribuído a Maharishi Mahesh Yogi (1918/2008), um dos divulgadores nos Estados Unidos, Inglaterra e Países Baixos, da Meditação Transcendental, tem um efeito surpreendente que alcança objetivos reveladores, assim como uma simples oração, como a luz acesa na escuridão, dissipa as trevas.
Vale ressaltar outros dois parágrafos de nossas crônicas de 9/10/2013 e 20/01/2014]:
A partir do século XX, com as fábricas em funcionamento, não havia turno à noite, e à tardinha, os operários já estavam em casa, não havia engarrafamentos de trânsito, pois moravam no mesmo bairro, perto do trabalho. Na hora da Ave-Maria os rádios transmitiam programação específica.
Formava-se uma egrégora salutar e nunca era comentado casos de assalto ou de violência, os políticos ganhavam, naquela época, muito menos do que hoje ganham os atuais, e não havia nenhum caso de escândalo, quando isto ocorria, lá alguma vez, o homem público passava uma vergonha que o impedia a concorrer a reeleição. [AVE MARIA – 9/10/2013 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Tudo é energia e tudo está conectado, a visão de Einstein revolucionou o mundo, e o mais empolgante é que a energia está em expansão. Como o pensamento é energia e se expande, haverá sempre um retorno do que emitimos. A feitiçaria está quem está ligado à feitiçaria, inclusive dando peso e referência, Maria Naê não se ligou a isto e lançou o olhar para o seu povo, fazendo uma prece para libertá-lo.
Essa energia da prece, une-se à energia que está no ar, formando uma egrégora de luz que elimina a antimatéria dos cientistas, no caso do enredo samba, as feitiçarias que Maria de Naê viu. Liguemo-nos à luz e a luz surge, este é o segredo descoberto pelos cientistas e há muito tempo revelado naquelas paragens longínquas da capital do Império romano (Caput Mundi). [A SAGA DE AGOTIME – 20/01/2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor]. 
É por isso que compreendemos o pedido do papa Francisco para que orem por ele, a fim de que se forme uma egrégora iluminadora. Em qualquer situação é altamente benéfico o costume da prece e da meditação, assim como fez a personagem Leonor que fortaleceu o casamento, num momento em que o marido voltou para casa sob efeitos do álcool.
A egrégora, em qualquer situação ou circunstância, é observado daquele hábito dos animais que se comunicam, em códigos não humanos, é claro, que os fazem ter o sentido gregário, o mesmo sentido em que a humanidade, como um todo, irá ter no futuro.
Considerando que o pensamento é energia que se expande, o campo mórfico da biologia une-se agora ao campo da física quântica que estuda as relações das partículas atômicas no campo eletromagnético.
Aos 93 anos de idade, o físico e filósofo francês Bernard d´Espagnat (1921/2015) completou a sua missão aqui na Terra, depois de ter ganho, em 2009, o Prêmio Templeton, no valor de £ 1 milhão, destinado anualmente a pessoas que afirmam “a dimensão espiritual da vida”. A física quântica, conforme menciona The Telegraph, edição 19/08/2015, “é o estudo de sistemas em ou abaixo do nível atômico: átomos, elétrons, prótons e partículas subatômicas.” – VISÃO QUÂNTICA – 03 de fevereiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário