Páginas

sábado, 12 de março de 2016

GRUPOS SOCIAIS


Na caminhada em direção do destino que o homem busca, ele faz muitos estágios nos lugares onde deve permanecer por algum tempo.
Em alguns passa horas, dias ou meses; em outros se demora por alguns anos ou a vida inteira, numa profissão ou atividade que justifique a sustentação de sua vida física ou a afirmação de seus talentos que devem ser distribuídos sem recompensa.
Nesses estágios há o encontro de companheiros que se interligam para compor determinada classe social com o objetivo de cumprir determinações que engrandecem a participação de cada um.
Dia após dia, em número que cresce até a complementação das tarefas atribuídas, ocorre a identificação do papel de todos os participantes no grupo social. Nele são formadas as grandes amizades que o tempo não dispersará.
As modificações, no panorama social, são imposições imperiosas dos fatos buscados como forma de afirmação de viver. Todos buscam o progresso, variando sempre os meios  como estão sendo processados.
Os lugares das pessoas estão sempre se modificando, quer no conceito e atribuições a cada função, quer no deslocamento de posições que irão modificar a estrutura social.
O tempo, fluindo como as águas das fontes, estende a duração necessária, marcando a posição em que o fato ocorreu nas atividades humanas. Esse recurso, que temos em mãos, auxilia-nos na realização de nossas tarefas.
Quantos fatos se nos apresentam, exigindo-nos o posicionamento para que determinada circunstância crie característica própria, com marcas do nosso proceder!
Nesse jogo de decisão, que envolve pessoas e ocorrências, o nosso ideal está subordinado às circunstâncias que nos fazem despertar para a realidade do fato que está acontecendo. Quando percebemos a hora de agir, a vontade cresce e se expande nas pessoas que nos cercam.
Como é importante mantermos aqueles amores que não tem laços físicos, entregando-os à vida que nos rodeia em circunstâncias geradoras da alteração de lugares. O tempo e o espaço se interligam naqueles momentos imperecíveis. Depois, não haverá saudade nem apego ao que ficou guardado dentro de nós.
Os dias chegam trazendo e levando todas as situações de que participamos, mesmo que seja apenas em pensamento. Neles  ainda há amores precisando ouvir a nossa  voz.
Se o tempo for ligeiro, com o voo das águias, certamente  outras  aves  que voam mais baixo enternecerão o olhar de quem demorou tanto a sentir que somos iguais.
Nas ligações de interesse social, os grupos se reúnem motivados pelos objetivos que perseguem estoicamente, embora haja obstáculos no desempenho da função de cada participante.
Motivos de mal-estar ou qualquer indisposição orgânica ou emocional de algum integrante podem modificar o andamento da reunião desses grupos. Basta que haja, apenas, um decréscimo na vontade de continuar mantendo vivo o fulgor do ideal, o panorama perde a claridade que apresentava antes.
Os grupos sociais são instáveis, em decorrência da instabilidade de seus componentes. Mas, à proporção que cada um incorpore o ideal em comum, a unidade surge como força inextinguível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário