Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

EXIGÊNCIAS DO TEMPO

Cada época se distingue por suas características. Seus reflexos atingem a todos como a chuva, o vento, o sol e as noites de luar.
As etapas do tempo estabelecem marcas que registram  acontecimentos que ficam na memória dos povos e civilizações.
As idéias e conceitos que ultrapassam as fronteiras de cada geração e se mantêm atuais trazem argumentos que se fundamentam na harmonia do universo.
Nestes passos, é muito importante observarmos o papel que exercemos perante à vida, sempre flexível naquilo que pensamos e agimos. Construamos o nosso amanhã.
As oportunidades de refazimento interior vêm com um tempo contado. A dúvida e a incerteza naquilo que pensamos fazer, um dia, deixa um vazio que, mais tarde, terá de ser preenchido.
Quando elaboramos um plano de ação, já existem as condições favoráveis para o início, embora haja dificuldades comuns a tudo que se expande.
As situações análogas se unem, pensamento a pensamento, idéia a idéia, numa corrente de interesses afins. Estamos sempre ligados com aqueles que precisam se comunicar conosco.
Nesses encontros, temos a oportunidade de verificar, pela apreciação alheia, como está sendo realizada a nossa comunicação de sentimentos.
Vivemos num mundo de informações heterogêneas, pois o campo do pensamento é bastante cultivado por diferentes grupos sociais que marcam presença em todas as atividades humanas.
No limiar do advento do novo milênio, é de conhecimento geral o declínio da ética atual que dá interpretação  desvirtuada  da natureza intrínseca do homem.
Mesmo assim, acreditamos no despertar da primavera no coração de cada criatura humana, principalmente naquelas que já semeiam a palavra que deslinda os enigmas do  caminhar.
Nos lugares onde o vento forte anuncia a tempestade, vemos a destruição de árvores que foram tocadas em sua sensibilidade para transmutar a energia de suas vidas. Nos homens e nas instituições que criam, sujeitos à lei da evolução contida na natureza inteira, o mesmo fenômeno acontece.
Essa transmutação ocorre sob diversos aspectos que se classificam em crise econômica, perdas de ganhos, desprestígio social e dificuldades para expor idéias renovadoras em campos que foram danificados pela emoção desfigurada.
Mesmo que fossem destruídos os rios e os mares, a água surgiria de algum lugar e se a humanidade, que se desgasta, chegasse ao fundo do vale, haveria sempre alguém na montanha a indicar caminhos.
No decorrer dos milênios, o homem constrói e destrui o que é transitório e a humanidade faz e desfaz civilizações, buscando sempre a identificação das exigências do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário