Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

CONSELHOS

Comentar a música Conselhos do compositor e maestro Carlos Gomes é uma honra muito grande que muito nos sensibiliza, principalmente porque tivemos a oportunidade de ler a partitura escrita por ele (Acervo: Biblioteca Nacional).
Alguém já ouviu falar o que é a Cinelândia? Pois é, é uma praça onde está a estátua do maestro e compositor Carlos Gomes, em frente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
As marcas indeléveis do próprio punho do autor eram traduzidas por nós em perfeição e beleza comovente. Os primeiros movimentos da música: Allegreto (accentada la prima), staccatissimo, aumentando e diminuendo, suave, crescendo, diminuindo, staccato, suave. O final é allegro deciso, fortíssimo.
A poesia do Dr. Velho Expediente compõe a letra da canção. A estrofe que mais justifica o título é a segunda:
“Se o homem idoso for, se ainda rapaz,
Tome a lição que ele quiser lhe dar.
Se funções, contradanças não quiser,
Também não queira, para não brigar...”
A letra da canção traz conselhos a mulheres casadas. Os tempos em que vivemos são outros dos aqueles em que viveu Carlos Gomes, mas reconhecemos que o relacionamento entre casais ainda está sujeito a condutas saudáveis que fortalecem a união da família.
Em cada estrofe há uma sucessão de conselhos úteis, vindo da vivência dos relacionamentos do passado que alcançaram êxito, e logicamente serve como bússola para guiar aqueles que, perdidos entre tantas informações, ainda não encontram o caminho certo.
Logicamente em cada um dos parceiros, haverá sempre uma variante de opiniões que oscila entre aquilo que deve ser e aquilo que pode ser ou mesmo não ser nada, o que vem caracterizar a separação.
Fazer a vontade do marido é o melhor caminho para as jovens esposas, desde que essa vontade esteja revestida de indícios de bom–senso, discernimento e os cuidados que vêm do amor verdadeiro.
Neste caso, entra muito a apreciação inteligente do que seja bom para ambos. Não apenas a satisfação e os gostos inclinados para um lado só, mas ao que convém para manter o casamento. O amor verdadeiro é feito mais de renúncia e desprendimento do que as vantagens pessoais.
 
Blog  Fernando Pinheiro, escritor
Site   www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário