Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

PÉROLA

O movimento tempo di minuetto dá início à música Pérola, de Carlos de Campos (1866/1927), escrita para canto e piano. No período de 1924 a 1927, o compositor foi governador do Estado de São Paulo.
Carlos de Campos é também autor das óperas A bela adormecida e Um caso singular, estreadas em abril de 1924 e agosto de 1926, respectivamente, no Theatro Municipal de São Paulo e encenadas nas temporadas de 8 a 16 de novembro de 1924 e 30 de julho e 5 de agosto de 1926 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A letra da música é do livro Cantos de Luz, de Luís Guimarães Filho (1878/1940), diplomata, poeta, ensaísta, filho de Luís Guimarães Júnior (1845/1898), imortal da Academia Brasileira de Letras, autor do célebre verso: “depois de um longo e tenebroso inverno”.
A letra da canção remete-nos à reflexão da vida, principalmente na oportunidade de vivenciar aquilo em que todos nós estamos envolvidos. Não é apenas exclusiva à pérola, figura de mulher representada diante do mundo, mas sim à criatura humana, de modo geral.
O título da canção Pérola tem maior significação, se compararmos ao ser mais profundo que habita em cada um de nós. A pérola, a que estamos nos referindo, merece maior atenção e cuidados especiais do que ao próprio corpo físico. É questão de transcendência.
O nosso ser mais profundo - sinônimo de alma, espírito, essência divina, corpo somático, energia do mundo (denominações consoante a linha do pensamento ético ou religioso) - está encarcerado dentro do corpo físico.
O poeta Luís Guimarães Filho, em sua ideia luminosa e cristalina, começa revelando-nos o mundo que as ilusões despertam. Quantas oportunidades de viver a felicidade são perdidas:
“Lúcida  pérola  encarcerada 
Na rósea concha de um débil ser.
Teu berço dança como a jangada
que nos recifes se vai perder...”
Em busca da liberdade, em melhores ares, faz eclodir de dentro de si mesmo os talentos das artes e dos sonhos, negociando favores transitórios que o tempo desgasta.
Brilhos de festa, risos e contentamento se misturam para celebrar a vitória. A taça é cheia, em borbulhões, e se derrama.
Aos poucos, estará vazia, refletindo a vacuidade no ser mais profundo. Na alquimia dos opostos, a lágrima revela o excesso. Adeus às ilusões!
Corre o tempo. O cansaço chega. Desilusões acumuladas são expurgadas como lixos mentais que precisam de reciclagem em outros espaços que não nos pertencem.
Abençoado o esquecimento que não promove mais os desencantos. Virão, sim, a verdadeira alegria, os verdadeiros amores, os sonhos das fontes límpidas.
Nessa nova condição de vida, que estabelece em definitivo a felicidade que buscamos, sentimo-nos vontade de ter a simplicidade das crianças e dos amores primeiros, saudades de sermos nós mesmos, puros e belos, como disse, em analogia, o poeta da canção:
“Mas, ai! de súbito eis que te cansas,
Perdes  o  brilho  do  teu  olhar...
Da  antiga  concha  talvez  lembranças!
Talvez  saudades  do  velho  mar!"
 
Blog  Fernando Pinheiro, escritor
Site   www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário