Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

A PRESENÇA DA MULHER


O clima de namoro é muito importante entre os casais.
Olhares de ternura, sorrisos de alegria e palavras românticas embalam-nos numa doce magia. Compreendemos o envolvimento amoroso, sem haver necessidade de explicar em detalhes aquilo que a  companheira        compreende.

Quando passamos para a fase de convivência a dois,  defrontamos com horários que ocupam todo o nosso viver. As  responsabilidades aumentam diante das ocupações que temos   no convívio social.
As exigências do tempo marcam os costumes sociais. Hoje em dia, a mulher sente necessidade de ter experiências iguais as do homem. Há uma campanha atuante em prol da liberação   feminina.
É necessário a presença da mulher junto ao homem não  apenas no recinto do lar, mas também junto àqueles que lhe  são companheiros de trabalho.
No passado, quando a mulher ficava em casa, ela estava se  preservando contra os perigos de sua estabilidade emocional. Ela ficava recolhida em pensamentos que podiam lhe fazer  mais romântica e sentimental.
A rua é um vai-e-vem de interesses ligados à  sobrevivência.  Isto  oferece  ao  homem  em  geral  um  clima  mais  pesado  e  difícil a reflexões sentimentais que se obtêm na quietude de  um  lar cheio de amor. Dentro ou fora de casa, a mulher tem condições de manter-se romântica e sentimental.
O homem, por tradição histórica, sempre se envolveu com  assuntos de sobrevivência que lhe tiravam a atenção do clima  romântico. Isto aconteceu nas guerras, nas conquistas de uma posição social onde enfrenta outros companheiros em acirrada   competição.
Há casos em que teve de se recolher em estudos e meditações para refletir melhor sobre seus  talentos em todas as expressões de natureza religiosa, artística, política e tantas outras no   campo   social.
Nesse recolhimento soube avaliar o valor do silêncio e das reflexões que fluíam em sua alma. Apreciava melhor as expressões de sua natureza pessoal, num profundo conhecimento das manifestações da natureza, sentindo  seus  pensamentos  mergulhar  no  infinito.
A mulher que busca trabalho fora de casa   vai se enriquecer com experiências necessárias à sua evolução, mas deixa para trás um lugar que igualmente lhe projetaria mais além do que  pode  imaginar, num  clima  de  simplicidade  e  singeleza.
A vida é rica de manifestações e contempla a muitos nos  grandes  voos da  inteligência e do saber, como também àqueles que se desdobram, no silêncio, nas atividades onde o coração  vibra  mais  alto.
Conciliar os horários de trabalho com as atividades pessoais, discernir os amores que vêm enriquecer nossa experiência  humana, tanto no lar como fora dele, faz-nos mergulhar num  clima onde temos  a  certeza  da  vitória  de  melhores  dias.
O clima romântico, que nasce no lar, vai se expandindo em recintos onde a movimentação de   pessoas é constante e, numa pausa reflexiva, pode conquistar  corações.  O  trabalho  sai  em  melhor  qualidade.    no  ar  algo  renovador.  A  presença  da  mulher  muito  contribui  para  isto.

Blog  Fernando Pinheiro, escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário