Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

INQUIETAÇÃO SELVAGEM


Nos conflitos de casais não devemos interferir diretamente. No silêncio podemos emitir vibrações de amor para que ondas trêmulas e desordenadas sigam outras direções.
É um momento difícil para aquele que ama, profundamente, ser questionado acerca de conduta que coloca em jogo a desconfiança, a insatisfação, a intriga, a ingratidão, o ciúme, a incompreensão e tantos outros desencantos acima daquilo que reina em seu mundo íntimo.
Quando o interlocutor exige provas de equilíbrio emocional num clima em que ele próprio não tem condições de ouvir a resposta adequada, a solução é seguir em frente, sem olhar para trás.
Um gesto simples, como se afastar para um quarto, a sala, o banheiro, o jardim, pode significar muito para que o clima sombrio seja dissipado lentamente. Revidar ataque seria o mesmo que o aumentasse em proporções maiores, como a gasolina em cima do fogo.
Sabemos que, no clima de ternura, os carinhos são de vital importância para o homem que ama a sua mulher e, também, reciprocamente. Perder esse clima seria o mesmo que perdêssemos a mais preciosa joia do mundo ou mais ainda porque a sublimamos a um nível superior à matéria.
Nada mais valioso para o homem do que estar ligado ao seu mundo íntimo: seus amores, seus ideais, seus planos para conquista dos sonhos primaveris, a família como ponto central de sua vida.
Nos mecanismos que promovem a harmonia, a beleza se recompondo à sua forma original, as nascentes dos sonhos sendo reconhecidos nas manhãs claras, vemos que tudo acontece para nos promover a estágios onde merecemos estar.
Aquele que se sente menos amado, no clima de inquietação selvagem, reclama compreensão de posturas em comum, num convívio em que o respirar seja natural e tão extenso como os dias que passam juntos.
É necessário a manifestação do amor daquele que mais entende o instante difícil. Esta atitude elimina completamente a reclamação daquilo que vai se tornando tão claro e sem necessidade de explicação. O silêncio, a renúncia, o afastamento momentâneo podem contribuir para que isto aconteça.
É melhor silenciar, não pensar em revidar palavras incompreendidas e até mesmo chorar sozinho os desencantos das horas do que mostrar sinais de briga que podem destruir toda a sua vida conjugal.
É difícil caminhar em frente sem ter mais aquele amor que fez parte de seus sonhos mais sagrados, nasceu em sua alma e tinha um projeto de durar a vida toda, num segredo que vai além dos compromissos assumidos por escrito.
Vivamos os nossos sonhos, amemos os amores que a vida nos oferece nas noites de luar, como também naquelas em que as estrelas são encobertas por nuvens escuras.
Nos segredos do Universo está a transmutação da lacuna em preenchimento, das lágrimas em sorrisos, da tristeza em alegria e dos sonhos acalentados no coração em realizações que constituem o nosso viver.
No passado não muito remoto, costumava-se dizer "lutar para ser feliz"; hoje, a reflexão transcende aos desejos pessoais, podemos sugerir: mergulhar na vida, compreender tudo que nos diz respeito e seguir confiantes em nossos passos, como seguem as andorinhas que emigram do Hemisfério Norte para o Brasil.
Sucesso ou fracasso são situações que pertencem ao momento em que vivemos, tão reflexíveis que às vezes podem gerar confusão nas pessoas que não alcançam o entendimento da vida. Apenas esta apreciação invalida qualquer crítica.
A vida é rica de oportunidades que nos engrandecem. Não podemos ficar detidos num olhar parado se há tantos amores que nos convidam a participar de uma festa sem fim.
No caminhar das estrelas cintilantes, da lua em quatro fases, das nuvens formando imagens no céu, vemos que há eclipse do Sol para que sejam observados, a nível científico, seus raios iluminando todo o planeta, numa demonstração que temos também os nossos eclipses, inquietação selvagem, quando deixamos obstáculos se atravessarem em nossos caminhos.

      Blog  Fernando Pinheiro, escritor
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário