Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

SEMENTES NA TEMPESTADE


Quando os ventos fortes da tempestade sopram, as folhas amarelas nas árvores são as primeiras a cair. Nessa voragem vão caindo também os galhos secos e as árvores de raízes não profundas. Casas mal construídas e outras edificações de pouco estabilidade vão acumulando os acidentes.
No campo das atividades humanas, acontecimentos modificam esquemas de conduta de comunidades inteiras. Aquilo que gera desconforto passa a ser algo comum nos seus hábitos e costumes.
Ondas de crime, ondas de desafetos, ondas de desrespeito aos direitos adquiridos em luta de recomposição social passam a fazer parte da vida de todos nós. Mesmo que não tenhamos participação em alguma delas, vê-se que tivemos a oportunidade de ouvir e ver, pelos canais de comunicação, tais ocorrências.
Há um número bastante elevado daqueles que passam a vida seguindo um roteiro onde a organização trabalhista e o lar constituem-se peça fundamental em seus comportamentos.
Há ainda verdadeiros missionários que se dedicam de corpo e alma a tarefas de recomposição social e seus exemplos vêm a ser o principal estímulo àqueles que tiveram uma diretriz clara e segura. Muitos deles passam sem a notoriedade pública, embora tenham deixado rastros de suas caminhadas que embelezam o mundo das artes e das ciências.
Os arautos da beleza imperecível estão mais ligados à fonte de suas criações artísticas do que ao gosto emocional das pessoas que se desestabilizam diante das reações.
É comum se ver pessoas que amam e odeiam, quase ao mesmo tempo, numa variação que tende para mais ou para menos conforme a satisfação de seus desejos pessoais. E, como ainda não se conhecem intimamente, num nível mais profundo da essência espiritual, mudam de gosto ao sabor dos ventos.
Quando a tempestade ruge ao longe, trazendo modificação no ambiente, ficam perplexos, sem saída. Seus pares de atividades humanas, sujeitos ao mesmo ritmo de conduta, não sabem como orientá-los à busca de um refúgio.
É justamente nesta hora de muitos ventos, onde vai se arrastando tudo que não tem raiz forte, que os exemplos dos abnegados semeadores da beleza imperecível surgem como alternativa única de recomposição de costumes.
Os jornais das emissoras de televisão divulgam ocorrências que levam muitos ao desencanto. A realidade da vida planetária traz um gosto sem sal nas atividades humanas.
O convite à renovação está presente em todos os ambientes. Há sempre uma semente lançada nos solos mais estéreis. A esperança de florir está encoberta das camadas que abafam e, ao mesmo tempo, dão calor para que a vida resplandeça.
Acidentes de toda espécie, desarranjos na composição familiar, ocorrem a cada instante. Há caminhos se cruzando com outros caminhos, formando paisagens que caracterizam determinada região. Sangue, suor e lágrimas se misturam para que o trabalho no caminho de pedras seja adornado de flores.
Um dia, depois da tempestade, quando o sol vier surgindo lentamente no horizonte, ventos que espalham pólens fertilizarão todos os ambientes do planeta. Este dia chegou para nós, desde quando foi publicado, no blog Fernando Pinheiro, escritor, assuntos pertinentes à Transição Planetária.


      Blog  Fernando Pinheiro, escritor
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário