Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

REDIMENSIONANDO A NATUREZA

Quando a criatura humana sente um impulso forte que a desperta para as realizações íntimas, um novo alento lhe acrescenta à alegria de viver.
A partir daí, todos os instantes passam a ter uma importância muito grande. Planos a executar são elaborados com precisão, com detalhes que enriquecem o objetivo principal.
O ideal, sublimando a vida daquele que conduz a arte, desvanece todo clima de adversidade como a luz a escuridão.
A sublimação dos desejos cria espaço ao ideal que se manifesta beneficiando aquele que o fez brotar dentro de si.  Muitas vezes, basta uma pequena demonstração de uma qualidade nobre de um companheiro de jornada para que o estímulo à busca de novo ritmo lhe desperte rumos salutares de conduta.
A complementação da lacuna passa por várias fases e, dentre elas, há aquelas em que um ponto a mais é o suficiente para preenchê-la.
A exemplo da medida que marca os pontos a complementar a lacuna, devemos observar quais as pessoas mais suscetíveis de compreenderem a nossa linguagem de  simplicidade que elucida os problemas da vida.
Com existem várias escolas do pensamento, devemos respeitar todas as apreciações daqueles que buscam os caminhos para uma eficiente jornada evolutiva. Todos estão certos diante da realidade em que vivem. A sabedoria também se manifesta nas situações incompletas, pois não há mal algum se a semente ainda não tem condições de dar flores e frutos.
No ser humano o crescimento da vida se manifesta mais acentuado que nos conhecidos reinos inferiores da Criação. Isto porque o homem, através da inteligência, começa a deslindar os enigmas do seu caminhar.
Esta conscientização de um mundo cercado de maravilhas lhe dá uma responsabilidade muito grande porque assume o  papel de preservador da natureza.
Qualquer devastação dos elementos que o cercam, em processo de interação, traz consequências desastrosas que terá de passar. E não adianta desperdiçar energias reclamando contra o mau tempo, o azar das horas e outras expressões verbais que denotam sentimentos de vaidade e presunção.
Na compreensão dos recursos favoráveis à sua evolução, o homem, que já vislumbra que tem um ideal a cumprir, sente-se feliz em ser instrumento da arte e da beleza que a vida lhe oferece.
Quando o homem, então, compreende as possibilidades de ajuda àqueles que passam apressados em usufruir de uma ilusão fugidia, sente que eles têm o mesmo direito de participar das blandícias oferecidas pela  natureza, sem que pudessem   notar.
A natureza não é somente as paisagens que estão no ar, na terra, nas águas, mas também aquelas que envolvem o homem no seu campo mental e espiritual.
      A natureza humana é a única que tem condições de sentir, com    maior intensidade, as manifestações da luz e os movimentos que embelezam a vida. A natureza ao redor é o mais eficiente recurso que o homem tem para verificar esta verdade.

Blog Fernando Pinheiro, escritor
Site  www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário