Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SIMÃO, O CIRENEU

     “...   Adiantou-se
Da multidão silente um homem forte,
De espáduas largas, vigoroso colo,
E tisnadas feições; era seu nome
Simão, o Cireneu, – calado e sério
Ergueu Cristo pelos frouxos braços,
Pôs-lhe a cruz sobre os ombros contundidos,
E ajudou-o a subir a pétrea senda.” (116)

(116) FAGUNDES VARELA, L. N. – in Anchieta ou O Evangelho nas  Selvas – poema – Canto IV – Cap. XIV – p. 307 – Livraria Imperial – 1875 – Rio de Janeiro – Acervo: Academia Brasileira de Letras.
A tarde era azul, cheia de sol. Mais algumas horas as trevas dominariam inteiramente as paisagens do monte.
O centurião romano, montado a cavalo, tinha ordens para executar a sentença até antes do amanhecer do dia seguinte, sábado, consagrado ao repouso e orações.
A caminho do Gólgota, a multidão acompanha o prisioneiro que era fustigado, de vez em quando, pelo centurião para que não pudesse desfalecer e o cortejo continuasse caminhando no percurso programado.
Quando Jesus sente o cansaço e para um pouco para respirar melhor, o soldado, embaraçado entre o dever e a piedade, olha ao redor e vê homens mudos e receosos.
Certamente, perguntou a si mesmo: “onde estão aqueles que o aplaudiram na entrada triunfal da cidade, cinco dias antes, e os curados pelas suas mãos, pela sua voz, pelo seu olhar?”
O centurião estava atento com as armas nas mãos para usá-las naqueles que se rebelassem contra as ordens de Pilatos e, ao mesmo tempo, sentiu-se emocionado com o gesto simples do prisioneiro.
Cercado pelas vibrações pesadas do clima dominante que exigia o suplício ao condenado e asfixiado pelo receio e temor de muitos, ele sabia que algo renovador estava acontecendo em sua vida, mesmo que fosse tão pequenino como o grão de mostarda.
Lançando o olhar um pouco mais adiante, reconhece um homem que pode ajudar o prisioneiro e o chama em voz alta.
Com as vestes empoeiradas, pois acabara de chegar do campo e, revelando medo, Simão, judeu de família grega radicada em Cirene, ficou parado. O centurião, arrancando-lhe um feixe de lenha que ele carregava, atirou-o para bem longe e ordenou: “obedece a César”.
Simão ajuda Jesus a carregar a cruz. O Mestre lhe dirige um olhar de profundo amor que lhe dulcifica interiormente. Quantas paisagens íntimas são descerradas para que a essência etérea se manifeste?
Ternura e gratidão eram-lhe reveladas claramente, sem palavras, e o benfeitor inesperado acreditou na inocência daquele homem.
Eram apenas poucos minutos, o suficiente, para que a  lenda pessoal do jovem cireneu lhe fosse revelada em som infinito. Impulsionado pelas vibrações inefáveis que sentiu  naquele olhar, decifrou o enigma milenar da esfinge egípcia:   conheceu a si mesmo.
  O desprendimento solidário, a serviço dos ideais sublimes, faz esquecer nossas limitações e atrai os sentimentos de gratidão de quem recebe, acumulando forças construtivas que removem obstáculos.
O amor tem esse dom: transmudar.
Ao voltar para casa, Simão contou aos familiares a emoção do dia tumultuado e a alegria de sentir o seu coração mais leve, mais leve. Era o nascer de novo.
No jardim florido de sua casa, as rosas eram balançadas pelo vento que as fazia mais encantadoras e, entre elas, um botão surgiu, naquele dia, sem que ninguém tivesse notado.
Simão, o cireneu, era um homem do campo. A vida lhe proporcionou um aprendizado voltado ao ambiente em que vivia.

Blog Fernando Pinheiro, escritor
Site  www.fernandopinheirobb.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário